Total de visualizações de página

domingo, 4 de setembro de 2011

PIPPE 2011 ESTRÉIA EM GRANDE ESTILO COM ESTÁDIO LOTADO

PIPE 2 – 2º semestre de 2011

Pela segunda vez, vamos inventar coisas úteis e interessantes pra fazer, em uma disciplina recém-criada. Não vamos enrolar, nem fazer de conta e nem mesmo usar esse horário como suplemento à outra disciplina, LPTF. E cada um terá tarefas – inclusive entre uma aula e outra - e sua presença a...notada.

Como a Folha e a Ambev seleciona seus trainees? Quando e onde as multi do agronegócio buscam seus futuros profissionais? E nós, filósofos? Será que o “empreendedorismo” é apenas uma estratégia sacana da burguesia? De repente, tivemos e temos que lutar para criar nosso próprio espaço de atuação profissional... Na verdade, já rolou até lobby, com jogo de charme e de pressão, inclusive.

Os professores da rede estadual estão em greve. Os docentes da UFU estiveram discutindo adesão a uma greve. E nós pensamos o que disso? É o meio que nos espera? O que podemos fazer para ganhar dinheiro, além de “dar aulas”? Quanto ganham de fato os professores dos diversos sistemas de ensino? Como é possível progredir e obter gratificações, estabilidade, aposentadoria, etc. ? Por que os docentes e técnicos não se juntam em um sindicato só? Quando e por qual motivo alunos já fizeram greve? (Ver o Chile, atualmente.)
Propostas de trabalho (grupos, que poderão ser refeitos, com a conclusão das tarefas):
1.       Reportagem sobre o evento Kant, com fotos e depoimentos.
2.       Salários, carreiras de docentes (inclusive pauta da greve ou da campanha salarial das categorias) e condições de trabalho e bicos. Na net e reportagens com professores e diretores de sindicatos e comandos de greve.
3.       Outras profissões e fontes de renda (para comparar com o magistério e ver... quanto vale o “conhecimento” de um professor, seu patrimônio valioso!)
4.       Vamos criar uma “empresa júnior de filosofia”. Sim! Vamos.
5.       Serviços da UFU e oportunidades que alunos e alunas ainda desconhecem – para garantir sua permanência e capacitação profissional.
6.       Curriculum Lattes. Você já fez o seu? Então, vamos criar seu perfil lá e ver como o sistema funciona.

Já no primeiro dia,  cada grupo com sua linha de trabalho deverá postar alguma notícia no blog do pipe. (O professor, auxiliado por um ou dois alunos, administra o blog, mas todos podem e devem entrar lá e deixar comentários regularmente).

< http://pippeshow.blogspot.com/>
========================================
P.S. (ops! a vida toda, esse PS valeu como "post scriptum" - e não é  que veio a ser isso, um escrito a mais em um post!)
De fato, a resposta da turma foi essa: o grande interesse e uma participação intensa já no primeiro dia de PIPPE. A turma toda veio, com quarenta alunos e alunas - fora um ou dois, que trabalharam naquele horário, mas que já foram incluídos nos grupos formados.  As propostas foram aceitas, com liberdade para adaptações e novas idéias. O bom é que começamos e já temos um plano e uma noção dos resultados esperados.

A partir de hoje, os grupos vão enviar textos com relatos da discussão inicial e, em breve, algo sobre as visitas, esboços, etc., pois não é necessário esperar "ficar pronto". É tipo "work in progress".

Próximo encontro: dia 17 de setembro, sábado, 14:00, bloco 3 Q. Até lá, vamos manter contato aqui, no blog, e por email.

Aos poucos, com a ajuda de todos (e de dois auxiliares ad hoc) vamos também ilustrar esta página com imagens e alguma nova diagramação. Aguardem e colaborem também nisso,  o visual e as conexões.

Até mais. Um bom domingo!
Pippe Teacher

Um comentário:

  1. uai, fessÔ... cadê eu? Aliás, cadê nóis tudo? Como eu acho as danadas das fotos que tiramos no sábado, dia 1º de Outubro? Será que o problema de não achar as fotos está no fato de que eu sou meia analfabeta de blog??

    ResponderExcluir