PIPE 2 – 2º semestre de 2011
Pela segunda vez, vamos inventar coisas úteis e interessantes pra fazer, em uma disciplina recém-criada. Não vamos enrolar, nem fazer de conta e nem mesmo usar esse horário como suplemento à outra disciplina, LPTF. E cada um terá tarefas – inclusive entre uma aula e outra - e sua presença a...notada.
Como a Folha e a Ambev seleciona seus trainees? Quando e onde as multi do agronegócio buscam seus futuros profissionais? E nós, filósofos? Será que o “empreendedorismo” é apenas uma estratégia sacana da burguesia? De repente, tivemos e temos que lutar para criar nosso próprio espaço de atuação profissional... Na verdade, já rolou até lobby, com jogo de charme e de pressão, inclusive.
Os professores da rede estadual estão em greve. Os docentes da UFU estiveram discutindo adesão a uma greve. E nós pensamos o que disso? É o meio que nos espera? O que podemos fazer para ganhar dinheiro, além de “dar aulas”? Quanto ganham de fato os professores dos diversos sistemas de ensino? Como é possível progredir e obter gratificações, estabilidade, aposentadoria, etc. ? Por que os docentes e técnicos não se juntam em um sindicato só? Quando e por qual motivo alunos já fizeram greve? (Ver o Chile, atualmente.)
Propostas de trabalho (grupos, que poderão ser refeitos, com a conclusão das tarefas):
1. Reportagem sobre o evento Kant, com fotos e depoimentos.
2. Salários, carreiras de docentes (inclusive pauta da greve ou da campanha salarial das categorias) e condições de trabalho e bicos. Na net e reportagens com professores e diretores de sindicatos e comandos de greve.
3. Outras profissões e fontes de renda (para comparar com o magistério e ver... quanto vale o “conhecimento” de um professor, seu patrimônio valioso!)
4. Vamos criar uma “empresa júnior de filosofia”. Sim! Vamos.
5. Serviços da UFU e oportunidades que alunos e alunas ainda desconhecem – para garantir sua permanência e capacitação profissional.
6. Curriculum Lattes. Você já fez o seu? Então, vamos criar seu perfil lá e ver como o sistema funciona.
Já no primeiro dia, cada grupo com sua linha de trabalho deverá postar alguma notícia no blog do pipe. (O professor, auxiliado por um ou dois alunos, administra o blog, mas todos podem e devem entrar lá e deixar comentários regularmente).
< http://pippeshow.blogspot.com/>
========================================
P.S. (ops! a vida toda, esse PS valeu como "post scriptum" - e não é que veio a ser isso, um escrito a mais em um post!)
De fato, a resposta da turma foi essa: o grande interesse e uma participação intensa já no primeiro dia de PIPPE. A turma toda veio, com quarenta alunos e alunas - fora um ou dois, que trabalharam naquele horário, mas que já foram incluídos nos grupos formados. As propostas foram aceitas, com liberdade para adaptações e novas idéias. O bom é que começamos e já temos um plano e uma noção dos resultados esperados.
A partir de hoje, os grupos vão enviar textos com relatos da discussão inicial e, em breve, algo sobre as visitas, esboços, etc., pois não é necessário esperar "ficar pronto". É tipo "work in progress".
Próximo encontro: dia 17 de setembro, sábado, 14:00, bloco 3 Q. Até lá, vamos manter contato aqui, no blog, e por email.
Aos poucos, com a ajuda de todos (e de dois auxiliares ad hoc) vamos também ilustrar esta página com imagens e alguma nova diagramação. Aguardem e colaborem também nisso, o visual e as conexões.
Até mais. Um bom domingo!
Pippe Teacher
uai, fessÔ... cadê eu? Aliás, cadê nóis tudo? Como eu acho as danadas das fotos que tiramos no sábado, dia 1º de Outubro? Será que o problema de não achar as fotos está no fato de que eu sou meia analfabeta de blog??
ResponderExcluir