Total de visualizações de página

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

PROFESSOR GANHA MAIS DE VINTE MIL


Caras alunos da Pedagogia e leitores do mundo inteiro, olá!

Sim, estamos de volta, com essa manchete, em cima da hora. E tinha que ser hoje. 

"Professor novato ganha 23.090,00"


Por extenso, pra não dar confusão:
vinte e três mil e noventa cruzeiros por mês.

O mês era agosto. E ano? Mil novecentos e setenta e nove, por extenso (ou:1979). E a moeda? Cruzeiros, antes dos cruzeiros novos e da República Nova, da saudade do Sarney.

Sim, estamos de volta e de cara pedimos
 desculpas pela pegadinha.


Mas não nos foi possível resistir: houve uma época em que um professor universitário principiante, sem mestrado, ganhava vinte milhas. Não me perguntem o quanto isso era em dólares. Mas era bem mais do que se ganhava correndo de motoca entre dois cursinhos, na base do grito e da apostila. Da água para o vinho, com chances de melhorar.

É MUITA ESTRADA. VAMOS ADMITIR.

Então, essa é a maneira de marcar a data: neste 1º de agosto, este professor completa 33 anos na firma, de carteira assinada e tudo.
AGRADECEMOS AO CAFÉ CAJUBÁ,
POIS FORAM MILHÕES DE NOITES
EM CIMA DE LIVROS, TESES E PROVAS.

(E AO DMAE, TAMBÉM, POIS A RECEITA LEVA ÁGUA. ADOCE A GOSTO.)

****

Pelo menos cronologicamente, antes de ser filósofo, foi professor. Teve que ser professor, trabalhar, ganhar seu pão com manteiga. E a filosofia, destilada e curtida na demora, é antes de tudo trabalho - no caso, assalariado. E naqueles tempos de inflação alta, uma década depois, chegávamos a ter reajustes salariais mensais. Com isso, era preciso tirar uma segunda via da Carteira, faltava espaço para carimbos. Mas, depois, com o Regime Jurídico Único, a CTPS virou um documento histórico, na gaveta, esperando a contagem de tempo. E é bacana ter uma. Saudades do Getúlio, de repente.  

Agora a imprensa anda querendo mostrar salário de deputado e de funcionários públicos em geral. No nosso caso, é fácil. Entrem no curriculum lattes, no site do CNPq, pra ver qual o regime de trabalho do professor, tipo "professor adjunto IV". Aí, entrem no site do MEC e/ou do sindicato nacional dos professores, o Andes-SN - pra ver na tabela quanto ganha cada categoria e cada nível. E quanto quer a categoria ganhar.

Tempos depois, eis que vieram os filhos de minhas primeiras alunas. E fui professor da segunda geração. Mas não prometo esperar as netas delas. Vai chegando a hora de parar de lecionar, de encerrar algumas tarefas nessa vida de empregado, com 39 anos de contribuição á Previdência, fora o tempo de trabalho informal, infantil.



Preciso localizar uma passagem na autobiografia de Popper. Algo mais ou menos assim: "...foi só então, ao me aposentar, que pude me tornar um filósofo de verdade". Claro, numa cadeira de balanço e com um título outorgado por sua majestade, que quase não trabalha. Mal declara a rainha abertos os jogos olímpicos de London 2012. E vejam que o Paul McCartney já não consegue dar aquelas notas de Hey Jude. Se fosse professor, já estaria confundindo os diários e as salas. Antes de caiar no palco, get back Loretta.

Enfim, era só isso. Chegou o dia do ano cabalístico 33. E isso significa mistério, enigma, sorte. Um sinal, para o procedimento de desaceleração, já iniciado. Alô, Houston, não temos um problema. Digo trinta e três: 33. E nisso me ufano da UFU. Em breve, zarpando, direi "fui".

Tipo Kerouac, tá ligado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário