Total de visualizações de página

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Grupo Seminário: Alexandre, Eduardo, Rejane e Naim.

Seminário

1. Conceito

   O seminário consiste em buscar informações, por meio de pesquisa bibliográfica ou de entrevista de especialistas, discussão em grupo, confronto de pontos de vista, formulação de conclusões. Realizado o trabalho inicial, leva-se o resultado a uma assembléia para discussão. Todos devem participar. Não é o seminário uma assembléia para relatar informações tão somente. (MEDEIROS, 2004, p. 31).Seminário é uma técnica de estudo que inclui pesquisa, discussão e debate. Essa técnica desenvolve não só a capacidade de pesquisa, de análise sistemática de fatos, mas também o hábito do raciocínio, da reflexão, possibilitando ao estudante a elaboração clara e objetiva de trabalhos científicos. (LAKATOS e MARCONI, 2005, p.35).

2. Objetivos Fundamentais

   Segundo Severino (2000, p 63) o objetivo último de um seminário é levar todos os participantes a uma reflexão aprofundada de determinado problema, a partir de textos e em equipe. O autor estabelece que para alcançar esse objetivo último, o seminário deve levar todos os participantes: Um contato íntimo com o tema básico, criando condições para uma análise rigorosa e radical do mesmo; a compreensão da mensagem central do texto, de seu conteúdo temático e de uma perspectiva de situação de julgamento e de crítica da mensagem e à discussão da problemática explicita ou implicitamente no texto.

3. Procedimentos Básicos para realização de um Seminário:

3.1. O professor ou o coordenador geral fornece aos participantes um texto roteiro apostilado, ou estabelece um tema de estudo que deve ser lido antes por todos, a fim de possibilitar a reflexão e a discussão. Todo o tema de um seminário precisa conter em termos de roteiro as seguintes partes: Introdução ao tema, Desenvolvimento e Conclusão.

3.2. Existem inúmeros métodos e técnicas de desenvolvimento de um seminário que podem ser acatados, desde que seja respeitado o plano de prontidão para a aprendizagem.

4. Para Informações consulte as seguintes referências:

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 20. ed. - São Paulo: Cortez, 1996.
http://seminariodebate.blogspot.com/
http://www.scribd.com/doc/904779/como-apresentar-um-seminario


5. Texto Complementar

PS.1: O anexo a seguir é um texto de apoio que será disponibizados para todos os (as) alunos (as) da disciplina PIPE 2.
PS.2: O texto de apoio não é o texto-roteiro que ainda será definido pelo grupo até o dia 15/10/2010, bem como a forma, as normas e as regras de organização do Seminário.

Para baixar o texto CLIQUE AQUI ( é simples, só esperar os 50 segundos em contagem regressiva no site e baixar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário