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sexta-feira, 4 de maio de 2012

Grupo 1: REPETIÇÃO CRIATIVA...



...OU CRIAÇÃO REPETITIVA?

Este blog registra cenas de nossa aula de hoje, sexta-feira de manhã. O primeiro grupo apresentou o texto de Alejandro Cerletti: Enseñanza filosófica – notas para la construción de un campo problemático.
Alejandro Cerletti

Serão nove grupos, até o final de junho. Seis deles apresentarão os textos do Dossiê sobre ensino de filosofia, publicado na revista Educação e Filosofia, v. 22, nº 44, de 2008 – capa dourada, de uma edição especial que vale ouro.
E mais três grupos, com temas pertinentes, inclusive uma tradução feita e publicada pelo professor desta disciplina e um artigo, que publicou em parceria com dois colegas. Duas contribuições recentes para a área da educação.

Cerletti tem livro também sobre o tema
Não é intenção nossa resumir o texto de Cerletti, pois gostaríamos de motivar os leitores do blog para sua leitura integral, disponível gratuitamente no endereço a seguir:
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1966/1640
As alunas Lívia Rocha e Bruna Queiroz conduziram bem a exposição, apesar das intervenções do professor... que, de vez em sempre, conversa demais e muda de assunto. Mas chegaram ao fim e ficamos todos satisfeitos, diante da platéia atenta.

Lívia - el maestro - Bruna


Um tema central no texto de Cerletti e que também ganhou destaque foi a idéia de “repetição criativa”, associada ao filósofo fancês Alain Badiou.

Alain Badiou

Vimos também, pela bibliografia, o curioso título de um livro de Jacques Rancière, sobre o “mestre ignorante”. Pode? Pode. Olha este aqui, por exemplo, que ignorava isso: que Rancière houvesse escrito um livro sobre o mâitre ignorant... Talvez fosse o chefe dos garçons de um restaurant chic...



Jacques Rancière, que escreveu
"O mestre ignorante"
 
E ficamos pensando: será que esse professor em Buenos Aires – argentino por supuesto – foi fazer seu doutorado em França? Isso é fácil resolver: enviaremos um email ao nobre vizinho.
E gostamos de ver que Cerletti cita nosso querido Paulo Freire. E um dia eu contarei aqui uma história sobre Paulo Freire e Argentina. Espero lembrar disso perto do dia dos Professores, pois dá pano pra manga.

Esperamos que as alunas tenham tomado notas também das idéias secundárias. Pois faremos uma “Memória de curso” no final de junho. Por exemplo:
a)      Esboçamos uma feliz analogia entre filosofia e fotografia (a desenvolver um dia);
b)      Criticamos os abusos praticados pela escola nas décadas de 70 e 80, em torno de uma certa “criatividade” misturada a sucata e estereótipos;
c)       Comparamos também as áreas do direito e da filosofia, quanto à tradição e às demandas atuais, em problemas como crimes praticados por robôs e novas configurações de famílias.
repetição criativa

Observação sobre as imagens da net. Se você procura “criação” no Google, as referências mais comuns são da área da propaganda: criar campanhas publicitárias. E também a auto-referência do meio, que é a mensagem: “criação de blogs e sites”.
E quando você digita “repetição”, pode cair em sites e blogs de design. Em um desses, de um estudante de design, encontramos as ilustrações “geométricas” aqui utilizadas. Citamos a fonte e agradecemos ao Tiago ( e aos fotógrafos cujos nomes nem sempre encontramos – com sempre, se alguém reclamar, fazemos uma vaquinha ou retiramos a imagem do ar...)
criação repetitiva

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E por falar em repetição, olha aí as alunas de novo!

É igual, mas é diferente: prestem atenção,
pois há mais sorrisos aqui.
Também pudera! O sucesso da disciplina, o primeiro grupo e...
hoje é sexta-feira!
etc.
etc.



Um comentário:

  1. Gostei da forma como nosso professor Bento põe em evidência sua simpatia com a turma!

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