Total de visualizações de página

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

ORIGAMI, PIANO E GRAVURA sabadão do pipe show


Vamos começar pelos resultados. Atingimos nossa meta e agregamos valor ao produto. Nossos colaboradores tem muito talento e nosso diferencial é a letra "i" de Interdisciplinaridade: cada um ensina o que sabe e todos aprendem mais. E tem "p" de pesquisa. História, história do papel, como é que se fala "cuspão" em japonês, etc. etc. Tudo está na net? Então vamos procurar. Arigatô.


Pegue uma folha de papel azul, chamex A4. Dobre assim pra formar um quadrado. Agora passe a lingua molhada no vinco e dobre ao contrário. Melhor com unha grande, sobre mesa lisa. Dobre na diagonal. E... de repente, aí está um cisne azul. Aquele ali exagerou no bico. Parece mais um tucano. E esse? Meio tímido, mais pra pato ou marreco. Bom também. Krisnatágoras ensinou princípios básicos do origami, que em japonês, significa "dobrar papel". Sim, papel arroz e muito significado secular. 
Mais complicado é fazer o sapinho que pula. Esse gasta dois quadrados e muitas dobras. Mas é muito divertido, bom para sala de aula: ilustra conceitos da matemática e da geometria. E a turma se diverte. Esperamos depois mais algumas figuras, tipo assim: à mesa que nos espera na próxima quarta, entre um gole e outro, uma salada e outra. Origami do PIPE SHOW: muito mais que aviãozinho pra matar aula.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 
Enquanto isso, em um lugar não muito distante dali, Marina estava imprimindo a gravura que criou, a partir do filme de Herzog e de uma obra de Escher: Onde sonham as formigas verdes do PIPE 2010. Visitamos a sala de impressão no bloco das Artes Plásticas. Marina explicou como se faz uma xilogravura e nos mostrou os tocos de madeira entalhados. Vimos também gravuras em metal, silk screen e um vídeo com imagens de Gustave Doré, grande artista ilustrador do século XIX.

O PIPE espera animar alunos e alunas. Como na famosa canção dos Beatles - Lucy in the sky with diamonds -"picture yourself on a boat on a river": em nossa caso, imagine-se formado, com o diplona na mão e muita vida a viver. A festa, a realização, a felicidade da família. E a foto da turma na parede do corredor. Sucesso! Acreditem e não desistam por qualquer dá cá uma palha. 
Não falem mal do fotógrafo. Foi de caso pensado, pra dar sentido a uma fala do momento: vocês precisam ficar focados em seu curso. Desculpem o trocadilho. Mas a intenção é boa: imaginem-se lá, dentro de alguns semestres... E façam acontecer. Make it happen. Mas não façam de conta. Um bom professor nunca deve fingir que ensina para alunos que figem que aprendem. 


Levem a sério, sem deixar de rir (inclusive das piadinhas dos mestres - mesmo as repetidas). Ok, tudo bem... mas se rolar uma química por outra área, sempre é possível conciliar interesses. Mas lembrem-se: a invenção do dinheiro, importante para a noção de abstração, foi coisa do povo de uma região chamada Lídia... A filosofia não vai deixar ninguém. Podem crer. Não é tatuagem de hena. Rena? Calma. Esperem um pouco mais pra pensar no clima de Nat... (Esperem o bom velhinho descer de helicóptero no shopping).


E qual é a receita para aula no sábado de manhã? A sala cheia, faltando cadeira. Eis a mistura: muita e uma copada de açaí. Não falha.
 =======================
E agora a esperada música. Música de verdade, em piano de madeira e metal, ao vivo. O músico: Enoque, da turma do PIPE. No programa, improvisos europeus e brasileiros. Chopin, Schubert e Bem-te-vi. Um pouco de teoria e demonstração - de nota afinada e nem tanto assim. São sete notas, com muita invenção sofisticada. Agradecidos e embevecidos com a melodia e o clima. Allegro, vivace, vivace molto. 
Valeu, Enoque! 
 Palmas.
[Vamos dar um jeito de deixar aqui endereço de video com parte dessa exibição. Aguardem.]

------------------------------------
ATENÇÃO! ESTE NÃO É O ÚLTIMO POST DO PIPE, APESAR DO CLIMA DE DISCURSO DE FORMATURA. MUITO CHÃO PELA FRENTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário