Total de visualizações de página

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

PIPE 2 - resumo da ópera

Nem sempre é possível partir "de onde o povo está", como vimos no excelente concerto exclusivo que tivemos no sábado onze de dezembro. Mas vamos retomar lá o fio da meada: depois do alegro e do mezzo tristonho com Chopin, partimos para um andante. Um giro pelo campus Santa Mônica sob um  belo sol de verão tropical.
Sabemos que por motivo de forças maiores e mesmo menores, alguns alunos e alunas perderam algumas sessões do PIPE SHOW. Não é hora de chorar o leite derramado e muito menos o queijo que desceu a ladeira - rápido demais pra você alcançar. Melhor pedir três queijos ao gênio. 

Então, vejam que invenção genial: em um passeio pelo campus, o resumo do semestre inteiro. Mas, atenção! Não tentem isso pelo Ensino à Distância! Não vai funcionar. Pela net, você não pega nódoa na mão, quando pega manga verde no chão. E nem carrapicho na barra da calça. Tem que participar. 


Totem de taipa - alunos de arquitetura UFU - bloco I

Os arqutietos que colaboram com o PIPE nos disseram sobre como um dado material pode determinar o desenho da obra. No projeto, pode-se considerar várias possibilidades, de acordo com materiais disponíveis nas imediações. Taipa é parede de terra batida. Ótimo onforto ambiental.E não é que ficou bonito?

Protesto contra corte de árvores na UFU - segunda edição

Caros alunos e alunas que perderam o primeiro dia de aula do PIPE, vejam o primeito post, que nos lançou nesta onda de sucesso. Te cuida, Green Peace! E na América, uma terra de oportunidades (e devastações), todo homem tem direito a uma segunda chance. Ok! Mulher também, todo mundo. Disse Lincoln e completou Obama. Estes da foto não ficaram de segunda época, mas tiveram sua segunda chance de subir no toco. Não desista. Vai lá e sobe no toco e faz seu discurso: ode à árvore e ódio à moto-serra. Com liturgia de desagravo. E o PIPE SHOW deixa aqui um apelo: 

SENHORES LENHADORES E MADEIREIROS DA UFU, 
POR FAVOR, NÃO CORTEM MAIS ÁRVORES NOS CAMPI! E DE MANEIRA ESPECIAL, PEDIMOS: NÃO CORTEM ÁRVORES DURANTE AS FÉRIAS.
PELO CONTRÁRIO, SUGERIMOS QUE PLANTEM MAIS ÁRVORES, APROVEITANDO A ESTAÇÃO DAS CHUVAS. GRATOS. VALEU. assinado: Pipe2

ooo
Palma e seu tacape: na luta pelo verde

O pior é que o desmatamento não acabou. O semestre foi triste, pois começou com a derrubada de dezenas de árvores e se encerra com mais algumas jovens reduzidas a lenha. Puxa vida! Não podiam esperar que as mangas madurassem? A  carga de manga verde no chão. Um lote de terra vermelha do lado. Claro, todos tem seus motivos para derrubar mais e mais árvores, com certeza. Em breve mais cimento, no lugar.

Na véspera, um calango estava lá, balançando a cabeça. Subia e descia pelo galho do ipê e dizia feliz: "Minha casa..." O sabiá, na mangueira, cantava e dizia: "...minha vida" E agora? Quem liga? Ah!... Vão plantar um reles calistemo na calçada daquele prédio, até pegar o habite-se?! Conversa. 

Mas somos devotos de São Spike Lee e vamos fazer a coisa certa.  Isso aqui, inclusive.

"Minha vingança sará maligrina"

Foto esquisita para lance horroroso. Ai cair, o grande eucalipto pensou: caio, mas levo muita coisa junto. E eis a grande telha de amianto quebrada no prédio Y. E eis o xis da questão: o eucalipto não veio da Austrália pra levar desaforo pra casa. E detonou também o alambrado do campo de futebol. Não consola, mas avisa: futebol é assim mesmo e a natureza vai dar o troco.
Pastoral eclética ou pajelança na Ágora pelada

Meus irmãos e minhas irmãs! Estamos aqui reunidos nessa sombra gostosa (aleluia! aleluia!) e bendizemos quem plantou estas árvores no campus. Cada um trouxe sua pequena contribuição e pode depositá-la aos pés, no chão. Pessoas vieram de longe, de outras cidades. Povoooo do Praaataaa....


As mangas verdes da árvore cortada esta semana vão demarcar aqui um lugar onde vamos de novo e de novo conversar sobre mangas, outras frutas, pessoas, bebidas (mas é melhor não misturar manga verde com catchaça.). Esta é nossa mensagem de fim de ano, mas ainda temos que aplicar provas e fechar diários. E a Ágora estará sempre aqui, aberta para todos e ao diálogo, com som ou silêncio, prosa e música, branco ou tinto, seco ou suave. 
A semente no cimento: projeto de árvore

O projeto e o prefácio. O caroço maduro. Uma árvore dormindo aí dentro. Poderá ser ou não ser, não vir a ser. Mas queremos em breve plantar outra mangueira neste campus e conversar muito nesse espaço entre os blocos, pois é aí que rolou uma longa prosa, tanto fiada quanto filosófica. Em breve, teremos um desenho, um pro-jeto.
A coisa certa é plantar e cuidar do que foi plantado. 
E planejar plantar mais e criar.
Mas, antes temos ainda a última aula que vira festa ou festa que serve de aula, pois somos devotos de
 São Miguel Bakhtin : tudo acaba em
carnaval.

-------------------------------------
PARA CASA
colorir


[Carolina, pela enésima vez: o nome do menino que desenhou... ]


Nenhum comentário:

Postar um comentário