Caros visitantes e colegas,
este blog, nascido para a disciplina PIPE, do curso de filosofia da UFU, veio a ser o veículo oficial da disciplina oferecida à graduação em Pedagogia, da mesma universidade, neste 2012 acadêmico. Depois de um primeiro semestre muito rico de conteúdo, debates e amizade, assumiu a turma meu prezado aluno Uilson. Eu fiquei triste por deixar a turma, porém feliz por ver o progresso desse jovem: encarou de boa essa tarefa, aceitou uma sugestão de novo conteúdo e, além disso, tornou-se mestre durante esses últimos meses. Então, passou de Sr. Uilson a Professor Uilson e, agora, com orgulho dele e nosso: Professor Mestre Uilson...
E sempre notei que as alunas da turma gostam do curso e do trabalho na escola, que muitas já executam. É gratificante ensinar para quem quer aprender e já atua na grande área, na pequena área, no escanteio. Só bons resultados: gols de letra e de placa.
Falar nisso, as alunas me emocionaram com uma homenagem, em placa e em discurso. Lamentei os desencontros de fim de semestre e não estive quando e onde devia. Mas no dia seguinte, quando eu estava naquela peleja final de vista de notas com duas turmas da filô, uma comissão mui distinta veio agraciar-me com essas palavras bonitas e tão oportunas. Sim, dia 17 foi meu último dia de professor regular na UFU. Férias. Aposentadoria e... (não sei ainda).
Por enquanto, agradeço a homenagem a todas as alunas e a cada uma. E também ao Prof. Uilson, que cuidou muito bem da partida, no segundo tempo.
Muito obrigado!
Abraços a todas e a um.
Prof. Bento I Borges,
emocionado com os elogios e já-sempre com saudades da turma e da sala de aula.
|
Comissão de alunas (Consuelo e Irisléa)
no momento em que o professor
recebeu o texto da gentil homenagem
(E vai virando história) |
MENSAGEM AO NOSSO MESTRE PROFESSOR BENTO ITAMAR
Bento, Professor que passamos a conhecer e admirar... Esta mensagem é para você...
Para escrever estas linhas, poderíamos reproduzir uma poesia, escrita pelos grandes poetas, como Fernando Pessoa, Vinícius de Moraes, mas não, preferimos escrever palavras que formem frases para expressar o sentimento que está em nossos corações;
Poderíamos utilizar fragmentos das escritas dos grandes filósofos, como Descartes, Sócrates, Platão... Mas não, preferimos escrever o que pensamos, pensamentos que foram construídos nas nossas aulas...
Uma história que nasceu nos primeiros dias de 2012, quando iniciamos o terceiro ano da Pedagogia... ah! Não conseguiremos esquecer aquela manhã em que esse notável professor nos agraciou com sua chegada. Foi um momento de grande expectativa e ansiedade e que nos surpreendeu durante o primeiro semestre... Mas, como tudo que é bom dura pouco, justamente no auge da nossa convivências, eis que nosso admirável professor nos surpreende mais uma vez saída inesperada. Mas essa história não concluída foi vivida intensamente, não é sábio professor?
Mas tudo bem, essas 34 mulheres que compõe a turma 67º da Pedagogia Diurno, te considera e te admira respeitosamente, e não nos esquecemos da sua promessa, esse é o momento: “Para brindar a nossa história estamos aguardando aquela prosa acompanhada de um bom vinho”!
(Ah! Pode postar essas palavras em nosso Blog)
Uberlândia, 17 de abril de 2013
|
Não há de faltar uva nem ocasião para vinho: saúde! |