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quarta-feira, 9 de novembro de 2011

ENCONTRO DE PROFESSORES DE FILOSOFIA DEFENDEU O PENSAMENTO E NOSSA CHANCE DE TRABALHO

II Encontro de Professores de Filosofia de Uberlândia


O PIPESHOW apoiou o evento e abre espaço para uma reportagem, com material enviado pela aluna Juliana. Em breve, podemos retomar campanha negativa da revista inVEJA, que está aqui associada ao nome de Cláudio  Moura Castro. Não está clara a posição desse pedagogo com cara de CEO. Veremos. Ao final, lista dos alunos presentes. aBBraço 
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Apresentado pelo Prof. Dr. Alexandre Guimarães, o encontro teve seu início no dia 27/11/11 com o objetivo de discutir a situação, desafios e expectativas do ensino de filosofia no ensino médio no Brasil. O Prof. Dr. Alexandre ressaltou o ensino de filosofia na França, no qual o professor do ensino médio recebe um salário semelhante ou aproximado ao do professor universitário, isto porque na França a filosofia desempenha um importante papel de estratégia política.
O convidado, Prof. Dr. Almiro Shulz da Universidade Federal do Goiás aponta uma questão importante sobre qual a função da filosofia. Segundo ele, a proposta da filosofia é a criticidade e os pontos que devem ser revistos são sua carga horária e a didática aplicada ao ensino da filosofia.
Segundo o Prof. Dr. Almiro Shulz, a revista Veja está fazendo uma campanha contra o ensino de filosofia no ensino médio, a pesquisa aponta a necessidade de termos a formação de engenheiros e não de filósofos.
A matéria ainda aponta que “a superlotação de disciplinas na grade curricular pode, sim, prejudicar a qualidade do ensino”. A superlotação dá-se pela proposta de inserções como cultura indígena, filosofia, direitos das crianças e dos idosos e até mesmo regras de trânsito. Para o entrevistado Cláudio de Moura Castro “O excesso do conteúdo tem de ser retirado das apostilas e o número de disciplinas lecionadas tem de diminuir” e matérias como português, matemática e ciências são as consideradas essenciais: “É o conteúdo que o jovem vai usar de fato quando sair do colégio” afirma Castro.
Devemos refletir sobre os desafios do ensino e “priorizar o universo de múltiplos desafios” em um contexto onde a filosofia necessita ser transmitida e ao mesmo tempo ser intransmissível, segundo Cabanas (filósofo e pedagogo). O professor de filosofia deve pensar filosoficamente para explicar o que é filosofia, sendo necessário, mesmo que em alguns instantes, sair de cena para que os alunos desenvolvam o seu próprio pensamento ao ponto de terem autonomia para pensar a partir de si próprio.
Adorno comenta da aversão em relação à profissão por não ter outra opção e não ser professor, onde afirma que o magistério é profissão de fome. Em uma pesquisa, mencionada pelo Prof. Dr. Almiro Shulz de fevereiro de 2010, apenas 2% dos professores que fazem a opção pela licenciatura, o fazem porque realmente têm interesse em exercer a profissão de professor.
Cada profissão possui a sua determinada especificidade. O profissional deve se identificar com essa especificidade e com as condições de trabalho. O profissional deve identificar-se com a profissão e comprometer-se com ela. Um dos problemas ressaltados pelo professor é a ausência dos professores de filosofia, ou seja, o compromisso com o querer ensinar filosofia.
O risco à alienação ao processo de ensino de filosofia não deve ser ignorado, já que a alienação é conseqüência de um processo decorrente da capacidade criativa do ser humano e chegamos a perder de vista que o projeto criado é nosso, como se estivesse criado por si, o que acarreta a interiorização do objeto, nos submetemos a eles. Fazem certas divinizações à filosofia como se devêssemos nos dobrar diante dela.
A preocupação de alienação na formação docente existe e podemos explicitá-la em dois pontos: generalista ou específica. A alienação generalista pode ser caracterizada simplesmente como superficial. Já os casos de alienação específica, o alienando por estar submetido a um determinado pensador, e não consegue ver o mundo, apenas pela ótica de um pensador, como se este o dominasse. Sendo assim o risco de divinação com a alienação específica aumenta, e o risco do trabalho de filosofia ser alienado quando for institucionalizado.

O segundo encontro de professores de Uberlândia foi idealizado por alunos do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Incentivo a Docência) UFU, sub-projeto Filosofia, financiado pela CAPES.
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Alunos do PIPPE que estiveram lá, de olho na sociedade e... no seu "mercado de trabalho": Ramon, Rafael Gonçalves, Nickson, Italo, Ana Gabriela, Vitor Hugo, Luiz Pedro, Djalma Pizarro, José Pereira, Mariana, Djacir, Aládio, Walquiria, Silvana, Flávio, Alysson, Lorena, Eduardo, Adélio, Carolina, JAQUELINE,  Confere?



5 comentários:

  1. É visível a relutância em manter uma disciplina que desenvolve uma criticidade nos alunos por parte da casta abastada da sociedade. Isso é um perigo.. continuando nesse molde o Brasil formará apenas profissionais "mecanizados", sem a capacidade de arguir e propor soluções sobre os fatos que se desenrolam no país, ou seja, alienados de suas respectivas consciências.
    Cabe a nós, enquanto estudantes de Filosofia, defendermos nossa importância dentro do processo de educação... abre o olho Ministro Haddad!!! Não é esse o país que queremos!

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  2. Dr. Bento...
    Acredito que o pior Ministro da Educação foi o Sr. Paulo Renato com nenhum conhecimento plausivel para a Educação.
    Deixou e ainda encontra a nossa Educação Escolar, Fundamental, Médio e principalmente o Ensino Superior na UTI.
    Ser proprietário de Faculdade da Rede Privada neste período e ainda hoje, é o maior negócio.
    Educação como mercadoria, objeto, produto para gerar riquezas para os Políticos maiores possuidores de Faculdades na rede privada.
    Ainda, temos algumas universidades na rede privada que se preza, buscam os valores sociais, morais, educacionais, pesquisas e às vezes a valorização do professor.
    Ah, às vezes penso que no futuro bem próximo não teremos mais professores, aqueles verdadeiros professores da base educacional.
    A título de curiosidade no site da UFU, no Edital de Transfêrencia, o número de vagas e candidatos me assustou, pois sobram vagas para Pedagogia, História, Geografia, Física, Matemática, Filosofia, Letras, vagas estas em uma Universidade Federal, veremos depois quantas vagas sobraram após o edital para portador de diplomas.
    Abraços...

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  3. gente eu gostei muito da fala do palestrante do segundo dia e que é da PUC de Campinas(não me recordo o nome me ajudem aí...)ele trouxe constribuições bastante objetivas advindas da sua extensa prática no ensino médio bem como na luta pela volta (na epoca) da filosofia no ensino medio.Saudações a esse professor tambem!!! Alguém anotou o contato dele? email etc??

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  4. Assim como todos os importantes comentários acima o Encontro dos Professores de Filosofia foi uma chance de todos nós juntarmos forças para que possamos discutir como um grupo tantos problemas como a educação e o ensino de filosofia. Não vamos parar depois desse encontro não pessoal!




    Abraço,
    Jaqueline

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