Total de visualizações de página

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Grupos de estudo

Depois de “vasculhar” os currículos Lattes dos professores do curso de Filosofia, obtive uma listagem prévia dos grupos de estudos vigentes em nossa instituição, mencionarei também, a cerca do papel fundamental dos núcleos de estudos ativos de nosso curso para a comunidade acadêmica. Vamos “sugar” ao máximo a oportunidade de termos pesquisadores em diversas áreas, para absorvermos o melhor de cada filósofo, para determinarmos, desde já, nossa direção na academia, aprendermos e aproveitarmos o melhor que a instituição tem a nos oferecer, a partir de agora, teremos contato com o que nos faltava: Informação. Vamos lá!




Grupos de estudo:

Alcino Eduardo Borella:
- Grupo de Estudos em Ética Clássica e Aplicada;
Alexandre Guimarães:
- Grupo de Estudos Cartesianos;
- Grupo de Estudos com leituras em Francês de Descartes;
Bento Itamar Borges:
- Grupo Teoria Crítica e Educação Superior (UFU, UFSCAR, UNIPAC, UFJR)
- Grupo de Estudos de Auto-preservação e Autoconsciência na filosofia moderna,
- Grupo Sociedade e Cultura  
Georgia Cristina Amitrano:
- Grupo de Estudos em Ética e Política Contemporâneas;
- Grupo de Estudos de Michel Foucault ;
 Humberto Guido e Sertório Amorim:
- Grupo de estudos em Friedrich Nietzsche;
- Grupo de Estudos da Filosofia Social de G. Vico;
Jairo Dias Carvalho:
-   Grupo Sociedade e Cultura  
Jakob Hans Josef Schneider:
- Grupo de Estudos de Auto-preservação e Autoconsciência na filosofia moderna; 
José Benedito:
- Grupo de Estudos em Curso Superior à distância;
- Grupo de Estudos em Estética, Ética e Filosofia Política no Iluminismo Francês;
Marcio Tannus:
- Grupo de Estudos em Concepções de Conhecimento Científico: da antiguidade à contemporaneidade;
Olavo Calábria Pimenta:
- Grupo de Estudos sobre as Investigações sobre a filosofia kantiana e suas influências
Rafael Cordeiro e Ana Paula:
- Grupo de Estudos de Teoria Crítica e Filosofia Social;
- Grupo Sociedade e Cultura  
Simeão Donizeti:
- Grupo de Estudos do Pensamento Contemporâneo;             
- Grupo Sociedade e Cultura  
Núcleo de Estudo:

NEFA: Núcleo de Estudos em Filosofia Antiga, fundado em 08 de junho de 2009.
Atualmente, o NEFA promove o curso de extensão de grego antigo, temos o prof. Marcos Seneda no grego I, para iniciantes; o prof. Rubens Garcia no grego II, intermediário e o prof. Dennys Garcia no grego III, avançado. O Núcleo também é responsável por promover e organizar eventos, Simpósios, encontros filosóficos, etc. vinculados à Filosofia Antiga. Aos interessados na área, temos aqui, um prato cheio de oportunidades para submissão de projetos e trabalhos para publicação em revistas especializadas.

... e mais a Revista de Educação e Filosofia:

A revista Educação e Filosofia é uma publicação da Faculdade de Educação e do Departamento de Filosofia da Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia, trabalhando em colaboração com os respectivos programas de pós-graduação em Educação e em Filosofia.

... e é claro que não poderia faltar a definição e os objetivos de nosso curso contidos no site da UFU (o qual poucos acessaram):

 “A Filosofia estuda e reflete sobre o sentido mais amplo da realidade e de seus diferentes acessos: a cultura, o senso comum, as ciências e as técnicas. [...] A UFU oferece esse Curso nos períodos matutino e noturno, com ingresso anual através dos processos seletivos. A sua duração é de quatro anos, podendo ser concluído em até sete anos. O aluno pode optar por cursar simultaneamente Bacharelado e Licenciatura ou apenas uma dessas.
O bacharel está apto para ser Pesquisador, trabalhar no magistério superior e continuar seus estudos em nível de pós-graduação. O licenciado, além disso, está habilitado para o exercício do magistério dos ensinos fundamental e médio. O formado em Filosofia tem a possibilidade também de atuar em setores importantes da vida pública, como dentre outros, em comissões de Ética nos hospitais e corpos legislativos, em consultorias na área de recursos humanos de empresas e em áreas relacionadas a atividades editoriais.

Kellen Moraes

Um comentário:

  1. As informações sobre o grupo de estudo ajudarão e muito nós alunos a definirem campos de atuação, naquilo que mais afinidade aparentam ter. Valew a pesquisa

    Alexandre F. Santos

    ResponderExcluir