Total de visualizações de página

sábado, 10 de dezembro de 2011

A FILOSOFIA QUE NÃO INVENTA MODA

A Associação Cultural Nova Acrópole é uma organização internacional de caráter filosófico, cultural e social que foi fundada na Argentina em 1957, pelo historiador e arquiteto Jorge Angel Livraga Rizzi, com o intuito de compartilhar o seu conhecimento.
Sua primeira iniciativa foi a criação da revista Nova Acrópole. Em seguida, abriu uma escola de filosofia que se baseava em Ética, Moral, Sociopolítica e Filosofia da História.
Com o sucesso da escola de filosofia, por meio da divulgação dos próprios alunos, a escola foi ganhando espaço em todo o mundo; atualmente presente em mais de 50 países e reunindo mais de 10.000 membros ativos.
(Os pontos em destaque no mapa correspondem a cada sede da Nova Acrópole espalhada pelo mundo).

A escolha do nome “Nova Acrópole”:
“Na Grécia Antiga, Acrópole significava a parte mais elevada da cidade, onde se estabelecia o contato entre o visível e o invisível. Trata-se de um lugar simbólico para nossa imaginação, que sugere ascender para o mais elevado de nós mesmos. Consideramos que o mundo atual necessita de novas acrópoles, feitas não de pedras, mas de seres humanos, erguidas no coração de nossas cidades, para crescer interiormente e recuperar os laços profundos que nos unem com os demais e com a Natureza.”
(Fonte: http://nova-acropole.org.br/institucional)

A Nova Acrópole tem a proposta de trazer a filosofia para o contexto social atual e busca comparar todas as religiões e filosofias. Na semana na qual fui visitar a Associação, estava acontecendo a 6° Semana da Filosofia, na qual está inserida a comemoração do Dia Mundial da Filosofia em parceria com a UNESCO que ocorre a cada terceira quinta-feira do mês de novembro desde o ano de 2002. Segundo o site da própria UNESCO o objetivo dessa celebração é promover a reflexão filosófica e dar visibilidade à filosofia em todas as regiões do mundo, especialmente nos países onde a filosofia não é formalmente ensinada como parte do currículo escolar.
A 6° Semana da Filosofia da Nova Acrópole homenageou o Filósofo, astrônomo e matemático Giordano Bruno conhecido pelas suas teorias sobre o universo infinito e a multiplicidade dos sistemas siderais, no que rejeitou a teoria geocêntrica tradicional e ultrapassou a teoria heliocêntrica de Copérnico que ainda mantinha o universo finito com uma esfera de estrelas fixas.
Ao final do século XIX intelectuais italianos redescobriram o renascentista Bruno, tomando-o como símbolo do tipo de filósofo de vanguarda ousado e livre, e mártir da ciência e da filosofia. Ele cunhou a frase "Libertas philosophica", o direito de pensar, sonhar e filosofar.

Apresentação da Associação Cultural Nova Acrópole (By Nova Acrópole)
“O que é Nova Acrópole?
Nova Acrópole é uma Escola de Filosofia à maneira Clássica, constituindo-se na atualidade como um módulo de sobrevivência dos valores da cultura e do humanismo. O ideal de Nova Acrópole é dar à sociedade uma perspectiva diferente de vida, baseando-se em três princípios:

1°) Formar um núcleo de fraternidade universal sem distinção de raça, cor, credo, condição social, sexo, etc.
Porque ser filósofo não significa saber as mil definições do SER feitas por todos os profissionais da Filosofia; ser Filósofo, como a própria palavra diz, consiste em amar a SABEDORIA. O homem adquire conhecimentos médicos ou sociológicos, mas todos somos filósofos por natureza, de tal que pouco importa a raça, o credo ou qualquer outra denominação externa. As aparências desaparecem com a elevação dos valores interiores que estão além de toda fronteira, sectarismo, ou qualquer tipo de preconceito.

2°) Fomentar o estudo comparativo das ciências, artes, filosofias e religiões.
Pois necessitamos inter-relacionar todos os conhecimentos humanos e compará-los racionalmente. A especialização cria melhores máquinas em nosso tempo, porém, corta a liberdade natural do homem e frustra as suas iniciativas em troca de comodidades e desejos ilusórios. A cultura extremamente especializada tem separado os homens em tribos, dividindo-os pela sua profissão ou posição que ocupam na sociedade, estabelecendo uma tola guerra pela sobrevivência.

3°) Investigar as leis inexploradas da natureza e os poderes latentes dos homens.
Buscando nos harmonizar com a natureza, da qual somos parte, conhecendo assim aquilo que nos une, nos desperta, nos religa às potencialidades que existem em todo o ser humano, resgatando: a justiça, a beleza, a vontade criadora e todas as virtudes que pertencem ao homem.

Programa de Estudos
A Nova Acrópole vem desenvolvendo um programa de estudos à partir de uma visão eclética e global do Homem e das suas formas de conhecimento, e convida você a participar dessa nova proposta...

O Homem Global
Um curso onde, possibilitando um contato mais profundo com a nossa História, Tradições e Universo, possamos adquirir uma visão esclarecida e prática para vivermos o dia-a-dia projetarmo-nos para um Futuro, de um Homem Novo e Melhor.
Baseando-se na Filosofia da História, Ética e em Sociopolítica, o Curso “o Homem Global” dá início ao Programa de estudos que prossegue abordando os seguintes temas:
Nível II
Psicologia, Teoria e Prática
Introdução à Sabedoria Antiga (I)
Filosofia Moral
Simbologia Teológica
História da Filosofia Antiga e Medieval
Oratória (I)
Sociopolítica

Nível III
Religiões Comparadas
História da Filosofia Moderna
Introdução à Sabedoria Antiga (II)
Oratória (II)
Filosofia da Ciência

Nível IV
Estética Metafísica
História da Filosofia Contemporânea História da Filosofia Oriental
Religiões Comparadas (II)
Dialética

Nível V
Religiões Comparadas (III)
Antropogênese

Nível VI
Cosmogênese
Línguas Antigas


Nível VII
Astrologia
Alquimia
Maiêutica

O Nível I, não detalhado no documento, é composto pelos seguintes temas:
Ética - Conhecer a si próprio: O Homem e o Cosmos, a Índia Milenar, a Tradição do Tibet, a Filosofia Budista e a prática das virtudes por Aristóteles.
Sociopolítica – A arte de conviver: A Tradição na Grécia (Indivíduo, Sociedade e Estado), a República de Platão, a Sabedoria em Roma, Egito e China.
Filosofia da História – De onde viemos: A História na formação do Eu Consciência através do Eu Lembrança, os Ciclos Históricos e o Sentido da Mitologia.

Inscrições
O curso é ministrado por instrutores voluntários formados pela própria associação.
Quem tiver interesse em participar dos cursos oferecidos pela Nova Acrópole, basta se inscrever, visto que não há pré requisitos para iniciar os cursos.

Espaço Associação Cultural Nova Acrópole em Uberlândia
No espaço da Associação Cultural Nova Acrópole há ainda uma variedade de livros da própria editora Nova Acrópole, para quem se interessar, pode visitar o espaço em Uberlândia que fica na Rua Prata, n° 949, Bairro Ns. Aparecida CEP: 38400-622 ou entrar em contato pelo telefone 34 3083-0457.

Lembrando que todos os livros publicados abaixo correspondem às obras dos próprios fundadores, voluntários e pessoas associadas à Associação.


Para maiores informações acessem: http://nova-acropole.org.br/

Um comentário:

  1. O interessante deste tipo de grupo é mostrar que filosofia pode fazer parte da vida de qualquer um que se interesse pelo tema e queira aprofundar. Filosofia não é um bicho de sete cabeças.

    ResponderExcluir