Total de visualizações de página

sábado, 17 de dezembro de 2011

AKROPOLIS ADIEU

O editor deste blog sugere um clima para a leitura deste post: entrem no youtube e ouçam Mireille Mathieu cantando "Acropolis adieu", com belas imagens da Grécia. Voltamos ao tema, pois dois alunos realizaram uma interessante entrevista, que colabora com nossa intenção de aumentar o público da filosofia, também ao colocar em contato as diferentes tribos e galeras que "amam a sabedoria".


Com a finalidade de se conhecer um pouco mais a respeito dessa organização foi realizada uma pesquisa no site da instituição e uma visita a uma unidade, na cidade de Uberlândia, localizada na Rua Prata, 949, Bairro Nossa Senhora Aparecida (ao lado do SESC).




Nova Acrópole é uma organização internacional de caráter filosófico, cultural e social.

O Simbolismo de um nome: Na Grécia Antiga, Acrópole significava a parte mais elevada da cidade, onde se estabelecia o contato entre o visível e o invisível.  Trata-se um lugar simbólico para nossa imaginação, que sugere ascender para o mais elevado de nós mesmos.  Consideramos que o mundo atual necessita de novas acrópoles, feitas não de pedras, mas de seres humanos, erguidas no coração de nossas cidades, para crescer interiormente e recuperar os laços profundos que nos unem com os demais e com a natureza. Nas cidades clássicas gregas, a Acrópole era o local mais elevado e destacado. Hoje, com um critério semelhante, buscamos a superação individual, procurando fazer com que cada um se converta em seu próprio arquiteto e construtor, até alcançar seus mais elevados objetivos. A Acrópole interior cria seres humanos ativos, altruístas que não buscam apenas o destaque individual, mas podem ajudar-se e ajudar os demais.
           
O novo estilo de ser homem e mulher, de maneira autêntica, em um contexto integral, completo e natural.  Colocamos a seu alcance as eternas verdades que mantém força e atualidade, a todo o momento, com o objetivo de dar respostas a nossos problemas de hoje.

O Fundador da Nova Acrópole foi o  professor Livraga, que nasceu em Buenos Aires em 1930. Cursou Medicina, História da Arte e Filosofia na Universidade de Buenos Aires. Faleceu em Madri em 1991.  Como bem definiu a si mesmo nos anos 50, seu projeto consistia em criar uma Escola de Filosofia “à maneira clássica”, onde se pudessem compartilhar ensinos sobre as diferentes tradições espirituais e filosóficas da humanidade, recuperando assim, o ideal clássico da filosofia como meio para se viver uma existência mais humana e completa.
 Durante toda sua vida, o professor Livraga se dedicou à fraternidade entre os indivíduos e os povos, ao combate da miséria material e moral de seus contemporâneos e à defesa da liberdade de consciência e de expressão aonde estivessem ameaçadas.  Publicou diversas obras: estudos sobre antigas culturas e civilizações, novelas, ensaios filosóficos e reflexões sobre o mundo atual, assim como numerosos artigos. Seu trabalho foi reconhecido com a concessão da Cruz de Paris em Artes, Ciências e Letras, em 1976 e seu ingresso como membro da Academia Burckhardt entre outras distinções. Em 1951 obteve o Primeiro Premio Nacional de Poesia na Argentina.  Dedicou sua vida ao serviço do ideal humanista que inspira e anima a Associação Cultural Nova Acrópole, deixando todos seus bens para a instituição: a casa onde nasceu e uma coleção de objetos artísticos para formar um museu.

Origens da Nova Acrópole. Desde sua criação em 1957, a Associação Cultural Nova Acrópole preocupa-se com a juventude e sua formação filosófica, para que seja adaptada ao momento atual, dentro de um ambiente independente e sem qualquer influência religiosa, política e socio-econômica.  O professor Jorge Angel Livraga Rizzi, idealizador do projeto, reuniu jovens universitários, estudantes e personalidades do mundo artístico e cultural, em torno de um único ideal num movimento enriquecedor do espírito e motivador para todos.  Nova Acrópole é reconhecida como uma Fundação de utilidade pública na Argentina, desde seu início nesta cidade na década de 70 e graças as suas ações sociais e culturais. Neste período adquiriu dimensões internacionais.

Atualmente, a Associação Cultural Nova Acrópole está presente em mais de 50 países e reúne mais de 10.000 membros ativos e centenas de milhares de simpatizantes, que se expressam em mais de quinze idiomas e representam uma ampla gama de convicções religiosas, origens étnicas e heranças culturais em um esplendoroso exemplo de convivência e compreensão.

Livraga, o fundador da N.A.



A entrevista a seguir foi realizada com a diretora da filial de Uberlândia, Luciene Theodoro.



Qual o ano de fundação da escola Nova Acrópole?


            A escola existe em Uberlândia desde o ano de 1998, foi fundada no dia 4 de Março, e está nessa nova sede desde 2004.


Quem é o responsável pela direção da Nova Acrópole?

            Cada unidade possui um diretor, a nível nacional a diretora é a professora Luzia Helena de Oliveira, ela é responsável pelo setor do Brasil sul, existe uma divisão na direção pois pelo Brasil ter uma extensão territorial muito grande um só núcleo de coordenação não conseguiria dirigir ele de maneira adequada, então existe a divisão em Brasil setor sul e setor norte, no setor norte o diretor é o professor Luiz Carlos, a sede é em Brasília no DF, e no setor sul a sede é em São José dos Campos, a nível internacional regente é a professora  Delia Steinberg Guzman.


Quais áreas de ensinos a Nova Acrópole abrange?

            Todas. Filosofia, política, religião, ciência, ecologia, arte, todos os ramos do saber a nível educativo e formacional. O foco é na filosofia prática, não é o ensino puramente intelectual e contemplativo. Em religiões o foco é no estudo de religiões comparadas, o estudo a respeito da ascensão e decadência de cada uma, estudando suas semelhanças e diferenças, analisando os pontos em comuns de cada uma. É um estudo formacional, fazendo com que o ser humano desperte para o que ele É, aprender a saber como trilhar o caminho, ‘Eduziro’, que significa, tirar de dentro de você o que você tem de melhor, as Virtudes, fazemos isso pelo estudo da ética e moral. A ética na teoria e a moral na prática diária da ética. Estudo para as práticas das virtudes morais. 

Qual o foco do ensino de arte marcial na Nova Acrópole? 

            Ensinar a trilhar o nosso caminho, o Dharma, para se ter domínio da parte física, controle das emoções e dos pensamentos por meio de exercícios físicos e respiratórios, é uma arte marcial filosófica, o combate é interno, a luz e a escuridão em conflitos dentro de cada um. Nei kung que é o nome da arte marcial ensinada na Nova Acrópole, significa, poder interno, e auxilia o ser humano a despertar as suas potencialidades, o verdadeiro Ser, o verdadeiro Ser é atemporal, pensamos que somos essa roupagem, essa personalidade, o nosso Ser verdadeiro é o mesmo que Platão definia de ‘indivíduo’ o que é indivisível o que está além do tempo. 
            É o caminho para chegarmos a nós mesmo, Nei Kung e a filosofia é o caminho para chegarmos a famosa frase ‘conhece-te a ti mesmo’. 


Como a Nova Acrópole se diferencia do ensino da filosofia acadêmica?

            O ensino é educativo e formativo, enquanto na filosofia acadêmica o foco é apenas no intelectual teórico. 


Existe algum tipo de ensino Esotérico na escola, se assemelha um pouco da famosa Academia de Platão?

            O ensino esotérico de Platão é o ensino de algo interno, e não apenas os ensinos teoréticos, existia o ensino a respeito dos mistérios da vida.        Dentro da Nova Acrópole, o estudante focado consegue uma formação interna mais expansiva. Um aluno que se foca mais na mudança interior consegue alcançar seu intento, enquanto aquele que vem apenas uma vez por semana não consegue alcançar uma mudança significativa.


Existe alguma ligação entre a Nova Acrópole e algumas instituições de ensinos esotéricos como, a Maçonaria, Rosa-Cruz, Martinismo?

            Não, nenhuma. A escola é uma escola de filosofia à maneira clássica.

A escola possui uma revista? Qual a periodicidade dela?Quem não é aluno da escola pode fazer alguma assinatura?

            Sim, e o aluno matriculado recebe a revista quando ocorre uma nova publicação. A revista é bimestral, e a assinatura pode ser feita no site da escola. Além da revista existe a publicação de livros e as pérolas, que são palestras recompiladas.




Qualquer pessoa pode iniciar os estudos na Nova Acrópole?

            A qualquer pessoa a partir dos 18 anos, qualquer um que queira se conhecer mais, ela oferece curso. E ensino a adolescentes de 14-18 anos para despertar o interesse dos jovens a respeito dos mistérios da vida. O ensino se inicia com os contos de fábulas, mitos e passeios em museus, e aulas com duração de 4 horas semanais.
            Existe a possibilidade de a pessoa, se não quiser se matricular, se tornar parte do grupo denominado  Circulo de amigos, que é uma reunião que debatemos algum tema proposto com foco informativo e não tanto formativo, ocorre duas vezes por mês.


Qual a função da Nova Acrópole no mundo?

            Forjar um homem novo e melhor, para a construção de um mundo novo e melhor.

Como as pessoas podem entrar em contato para sanar possíveis dúvidas?

            Pelo telefone 8407-3178, pelo site da escola, http://www.nova-acropole.org.br/ e pelo nosso e-mail, uberlandia@novaacropole.com.br

(Colaboração dos alunos Eduardo e Lorena Fernandes Rodrigues)


Nenhum comentário:

Postar um comentário