Total de visualizações de página

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

EMPRESA JÚNIOR e seu manual de instruções

Caros alunos e caras alunas,
transcrevo aqui dois relatórios emendados, redigidos pelos membros do grupo.
Não fiz nenhuma edição ou alteração, o que deixo a cargo da turma, para melhorar o texto, sua formatação e design.
Há também um folder institucional, que poderá ser exposto aqui.
No sábado, os alunos de cada grupo exporão à turma toda o que já conseguiram e poderão editar
estes posts já realizados.

Seria bom, quanto a este tema da "Empresa Jr.", investigar algo no SEBRAE, a propósito de inovação.

E precisamos saber logo como anda uma entidade de classe regional, criada por filósofos há uns cinco ou seis anos. Como se relacionariam essas instâncias, além do CAFIL, Atlética e outras iniciativas?

Mas, sobretudo: o que vamos inventar para "vender"? (E se vamos vender alguma coisa já produzida ou em vias de...)

Até +

Prof. Del Pippe

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Visita à Apoio Consultoria empresa Júnior do Curso de Gestão e Negócios da FAGEN, fizemos uma entrevista com Teófilo Coelho de Godoi - Coordenador da Unidade de Desenvolvimento de Projetos - Apoio Consultoria - Empresa Jr. - Administração/UFU –
Endereço: Av. João Naves de Ávila, 2121 Bloco F Sala 232
Campus Santa Mônica - Telefone: (34) 3239 4460 - www.apoioconsultoria.ufu.br

 A empresa Júnior do Curso de Administração da FAGEN trabalha da seguinte forma: Os alunos prestam serviços à comunidade de acordo com a demanda. Ou seja, se a empresa tem uma necessidade, por exemplo, de elaborar um plano de negócios, plano de marketing, etc, relacionadas com a Administração no Caso, então a empresa júnior através de seus colaboradores (alunos) irão realizar esta demanda. Estes alunos fazem o trabalho com a coordenação do professor da área. Este trabalho vale como estágio supervisionado, requisito para a formatura, no caso da empresa Apoio Consultoria.
Existem dentro da UFU, algumas empresas Juniores, de outros cursos, tais como:
·                     Conavet: Empresa da Veterinária
·                     Conselt: Empresa dos cursos de Eng. Elétrica e Biomédica
·                     Conteagro: Empresa da Agronomia
·                     Magna  Consultoria Jr.: Empresa Júnior do Direito
·                     Meta: Empresa dos cursos de Eng. Mecânica, Mecatrônica e Aeronáutica
·                     MinasBio: Empresa Júnior da Biologia
·                     Persona Consultoria Jr.: Empresa da Psicologia
·                     Terra Consultoria Jr.: Empresa da Geografia
E estão em processo de fundação as empresas juniores dos cursos de Eng. Química, Tradução e Arquitetura e  Urbanismo.

A função da empresa Júnior, ou seja, o Foco da empresa Júnior é desenvolver os alunos com foco no mercado.

Quanto a conexão entre UFU, mercado, outras entidades (FIEMG, CDL, SEBRAE, etc...)
Existem parcerias informais, como por exemplo, o SEBRAE.
Ainda a UFU não reconhece formalmente as empresas Juniores, no entanto estas formaram um núcleo onde já tem reuniões quinzenalmente com o Reitor para tratar dos assuntos e posteriormente propor soluções para uma possível formalização. A Universidade de Viçosa já tem o projeto criado formalmente.
Espaço para uma empresa de Filosofia:
Uma idéia seria adequar um Projeto Pedagógico de uma Escola (Particular ou Pública) que esteja trabalhando a matéria Filosofia, por não estar adequado ao Programa que a UFU pede no vestibular.


O que é uma EJ?

             Uma Empresa Júnior é gerida exclusivamente por estudantes universitários que prestam serviços de consultoria em suas áreas de graduação. Por ser uma associação civil sem fins lucrativos, oferece serviços com preços abaixo dos praticados no mercado, como conseqüência, seus principais públicos são micro e pequenas empresas.
Todos os projetos são obrigatoriamente orientados por professores e profissionais da área, o que garante um alto padrão de qualidade dos serviços prestados.
O MEJ
O Movimento Empresa Júnior iniciou-se em 1967, na França, com o objetivo de realizar enquetes comerciais nas empresas e diminuir a distância do meio empresarial com os estudantes. No mesmo ano, foi criada a Confederação Nacional de Empresas Juniores.
Na década de 80, o modelo francês, consolidou-se e começou a se difundir internacionalmente, sendo levado para Suíça, Bélgica, Espanha, EUA e Brasil. Em 1986, havia 99 empresas juniores, 15.000 estudantes envolvidos e 3.000 estudos realizados. As atividades das empresas, depois de alguns anos, atingiram um crescimento de 50% ao ano, podendo este ser considerado um resultado extraordinário.
Hoje, 28 anos depois do início do movimento, uma das empresas pioneiras de Paris faz pesquisas de âmbito nacional para clientes como as montadoras Renault e Peugeot. Outras empresas espalhadas pelo mundo fazem trabalhos para governos federais, grandes bancos e empresas de consultoria como Price WaterHouse e Andersen Consulting e prestam também consultoria para a certificação ISO 9002.
No Brasil, as idéias e os conceitos fundamentais do movimento foram trazidos pela CCIFB (Câmara de Comércio e Indústria Franco - Brasileira), em 1988. As empresas juniores pioneiras no Brasil foram as da Escola Politécnica da USP, FGV e Universidade Mackenzie.
Depois de 15 anos no país, o MEJ cresceu, profissionalizou-se e amadureceu. Hoje, já existem mais de 23.000 universitários espalhados por cerca de 700 Empresas Juniores, realizando mais de 3.000 projetos por ano, fazendo do Brasil o primeiro colocado em número de empresas juniores em todo o mundo.
FEJEMG 
A FEJEMG – Federação de Empresas Juniores do Estado de Minas Gerais - é uma associação sem fins econômicos, que representa em caráter oficial as EJ´s de Minas Gerais, zelando sempre pela filosofia do MEJ, objetivando maior interação e união das empresas juniores bem como o constante desenvolvimento e crescimento das mesmas.  O trabalho profissional e reconhecido em âmbito nacional da FEJEMG é mais uma prova da potencialidade e importância das EJ´s federadas, as quais contribuem efetivamente para o desenvolvimento de seus membros e da sociedade em geral.
BRASIL JÚNIOR
            Fundada no dia 1º de agosto de 2003, a Brasil Jr tem como finalidade a consolidação do MEJ em nível nacional e internacional. Baseando-se em valores como ética, proatividade e comprometimento, a Brasil Júnior representa as Empresas Juniores Brasileiras federadas, e é de extrema importância na medida em que unifica e garante a qualidade das EJ´s. Ela é hoje formada por 12 federações, representando 11 estados e o distrito federal.
            A garantia da qualidade e do padrão estrutural mínimo é feita através do incentivo aos comitês estaduais de qualidade e à formulação de documentos que explicam às Empresas Juniores como deve ser sua estrutura de funcionamento e gestão.
Acreditando ser possível obter grande crescimento e desenvolvimento através da troca de informações, tecnologias e melhores práticas, são realizados programas com este fim tornando o movimento mais coeso e dinâmico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário