Total de visualizações de página

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

TRAMPOS, PROFISSÕES, CARREIRAS E BICOS

ALUNAS E ALUNOS DO PIPPE

(e todos leitores e leitoras ocasionais ou aficcionados desta página em construção),

Esse anúncio da garapa (caldo de cana "não fermentado") ficou muito cifrado, misterioso. Pra piorar: pamonha, pamonha, pamonha...

É que um grupo iniciou um trabalho de comparar o salário de professor com algumas formas de ganhar dinheiro honesto, tipo telefonista, vendedor de garapa, vendedor de pamonha, dentre outras.

DOIS GRUPOS. Uma dica, antes que me esqueça. Há um grupo que pesquisa as diversas tabelas salariais de professores, em redes diversas. Esse grupo vai tratar também de férias, aposentadoria, FGTS, RJU, etc. O outro grupo, esse que compara "dar aula" com "vender garapa", deve se fixar em uma tabela só - de preferência uma média, entre os extremos da rede estadual em MG e as Universidades Federais, me parece - para chegar àquelas proporções já publicadas aqui, tipo: um professor que ganha de 2,5 a 4 vezes o que se paga no telemarketing.

moedas, moedas, moedas
    

Neste sábado, 24 de setembro, não teremos aula do PIPPE. Podem ir pescar e visitar mamãe. Espero escrever algo aqui, justificando essa comparação de ganhos, na linha do "todo trabalho é digno" e devemos respeitar, etc. Mas é bom pensarmos no provisório, no sazonal, na combinação de uma profissão com um "bico" maneiro, na luta por uma carreira de dedicação ao ensino e à pesquisa, com salário digno, etc. Não vamos nivelar, nem desanimar, nem chatear ninguém.

E, por favor, não vão logo pedir as contas e ofender o chefe, hein! Não troquem o certo pelo duvidoso e lembrem-se que não há dinheiro fácil. Enquanto estudantes*, podem trabalhar em serviços gerais e diversos, de preferência em meio período - para que tenham mais tempo para ler e escrever (e pouco tempo a perder com o besteirol da TV e da NET...)

Aguardem. Aliás, pra moer cana um dia, teriam que plantá-la no quintal... uns três anos antes. Se plantarem agora, poderão vender garapa na... COPA DE 2014 (ih... já começo a pensar no próximo post).


até+


Prof. BBORG (que não ganhará comissão na venda das engenhocas, mas tem curso prático no Engenho Stamato 1910, e sabe que garapa demais dá um desmantelo que só vendo. Em breve, uns versos de cordel pra adoçar a vida de todos.)
----------------------------------------
*Estranho botar nota de rodapé em post, mas vamos lá: esperamos tratar também dessa opção - como ser um estudante profissional por um longo período...

Um comentário:

  1. Vender garapa na Copa de 2014 é um ótimo canal de renda, pois na época tudo é superfaturado, com certeza os colegas consiguirão no mínimo R$ 3,00, por copo de 300ml, bem como também estaremos no quarto ano da graduação,teremos mais experiência, tanto para vender garapa, bem como convencer o público da importância da filosofia na vida acadêmica.

    ResponderExcluir