Total de visualizações de página

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

LATTES, O BANCO DE CÉREBROS

PIPPE 2 - 2º Semestre 2011
Grupo 6:   Introdução:  Plataforma Lattes

            A Plataforma Lattes é um banco de dados dos acadêmicos, pesquisadores e professores das áreas profissionais e acadêmicas do Brasil, e caracteriza-se por ser um sistema aberto ao público, para checagem, conferência e visualização dos currículos profissionais e acadêmicos dos que se cadastraram no sistema.                                                
                       O nome Lattes é homenagem a um cientista Césare Mansueto Giulio Lattes, que foi físico e trabalhou na pesquisa da estrutura atômica, tendo atuado em diversas instituições educacionais, entre as quais,  USP e  UNICAMP.
                        A vantagem de se ter um banco de dados único reside justamente em sua unicidade, quer dizer, somente lá estarão os repositórios curriculares dos profissionais e acadêmicos, sendo certo que a padronização de informações é o grande trunfo do sistema, porquanto, ao se deixar ao livre arbítrio dos informantes, teríamos fatalmente uma panacéia de informações, em prejuízo da clareza e da transparência que o sistema Lattes carrega em seu bojo.
                      O Lattes ainda tem a virtude de facilitar o investimento nos setores acadêmicos e científicos, porque suas bases se pressupõem autênticas e honestas.
                      Há de se afirmar, com tranqüilidade, que três fatores acompanham o sistema Lattes: transparência, facilidade e confiabilidade,  facilitando o fomento científico e o incremento de investimentos nas áreas de pesquisa e acadêmicas.
                      O sistema Lattes está vinculado ao CNPQ, que é o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. O CNPQ é considerado uma agência da administração indireta ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia.
                        O sistema Lattes, além de ser um sistema aberto, pode ser modificado pelo autor do currículo, que, através de uma senha particular, introduz novas informações curriculares ou corrige as anteriores.
                        A confiabilidade no sistema é garantida quase na integralidade, porquanto, o interessado, antes de sua adesão, assina um termo de responsabilidade civil e penal, sujeitando-se às sanções correspondentes, caso informe dado inverídico ao sistema. Logicamente, isso não impede que usuários inescrupulosos lancem informações falsas, mas, uma vez descobertos, estarão invariavelmente condenados pela consciência coletiva acadêmica e profissional, o que lhes causarão prejuízos irremediáveis em futuro próximo.
                        O sistema Lattes agregou tanta confiabilidade que, hodiernamente, a maioria dos grandes periódicos e revistas científicas exige o curriculum lattes, como pré-requisito, para a publicação de artigos científicos e acadêmicos, o que, praticamente, acaba obrigando o profissional de qualquer área científica ou humana, bem como os acadêmicos, a se associarem ao sistema.

++++++++++++++++++++++++++++

COMENTÁRIO DO PROFESSOR DO PIPESHOW:

Texto bom, bem escrito e apto a situar o tal banco de CVs.

Apenas refaçam essa expressão ao final - "científica e humana" -, já que temos também as "ciências humanas".

E, em seguida, noticiem quantos dentre os alunos da disciplina já tem Curriculum Lattes

Depois: qual é nosso plano? Lattes para todos!

até+

BBORGES

Nenhum comentário:

Postar um comentário