Quanto valeu seu conhecimento?
Quanto valeu meu conhecimento?
Atendente de Call Center x Professor de Instituto Federal
Um atendente de Call Center, de uma empresa especializa nesse tipo de serviço, trabalha 6 horas por dia durante 6 dias da semana, o que equivale a 36 horas semanais. Sua remuneração média mensal é de R$ 625,00 mais um ticket alimentação no valor médio de R$ 160,00. Logo o somatório bruto da bonificação salarial mensal de um atendente de Call Center está em torno de R$ 785,00. (Fonte: Entrevista com um atende de Call Center da uma empresa especializada da cidade de Uberlândia MG).
Um professor da um instituto federal brasileiro ganha conforme as tabelas abaixo:
- Regime de Trabalho de 40 horas
Titulação | Classe | Nível | VB (R$) | GEDBT (R$) | RT (R$) | Total (R$) |
Graduação | D I | 01 | 1.115,02 | 1.009.18 | - | 2.124,24 |
Aperfeiçoamento | D I | 01 | 1.115,02 | 1.009.18 | 54,25 | 2.178,45 |
Especialização | D I | 01 | 1.115,02 | 1.009.18 | 82,09 | 2.206,33 |
Mestrado | D I | 01 | 1.115,02 | 1.009.18 | 427,14 | 2.551,38 |
Doutorado | D I | 01 | 1.115,02 | 1.009.18 | 1.418.55 | 3.542,79 |
- Regime de Trabalho de Dedicação Exclusive (DE):
Titulação | Classe | Nível | VB (R$) | GEDBT (R$) | RT (R$) | Total (R$) |
Graduação | D I | 01 | 1.728,28 | 1.029,36 | - | 2.757,64 |
Aperfeiçoamento | D I | 01 | 1.728,28 | 1.029,36 | 89,43 | 2.847,07 |
Especialização | D I | 01 | 1.728,28 | 1.029,36 | 319,64 | 3.077,28 |
Mestrado | D I | 01 | 1.728,28 | 1.029,36 | 1.336,61 | 4.094,25 |
Doutorado | D I | 01 | 1.728,28 | 1.029,36 | 3.297,37 | 6.055,01 |
(Fonte: Edital nº 006, de 30 de Abril de 2010 do Instituto Federal do Triângulo Mineiro).
A diferença fundamental entre o cargo de 40 horas e o cargo de 40 horas com DE é que o professor dedicado exclusivamente não pode trabalhar em outra instituição senão aquela a qual foi contratado.
Essa pesquisa limitou-se ao regime de 40 horas do docente pelo fato do objeto de comparação ser o regime de 36 horas do atendente de Call Center. Da mesma forma que o atendente de Call Center pode trabalhar de forma remunerada em outras organizações (além do Call Center), um professor contratado sob o regime de 40 horas semanais também o pode.
Por meio de uma proporção simples, reduzindo a jornada semanal do docente de 40 horas para 36 horas têm-se os seguintes valores:
Titulação | Regime de 40 horas (R$) | Regime de 36 horas (R$) |
Graduação | 2.124,24 | 1.911,80 |
Aperfeiçoamento | 2.178,45 | 1.960,60 |
Especialização | 2.206,33 | 1.985,70 |
Mestrado | 2.551,38 | 2.296,70 |
Doutorado | 3.542,72 | 3.188,45 |
Equiparando a carga horária semanal do atendente de Call Center com a carga horária semanal das diversas titulações que um professor de um Instituto Federal possa ter, tem-se a relação abaixo:
· O conhecimento do professor de um Instituto Federal que possui apenas a titulação de graduação vale 2,4 vezes mais que o conhecimento de um atendente de Call Center;
· O conhecimento do professor de um Instituto Federal que possui a titulação de aperfeiçoamento vale 2,5 vezes mais que o conhecimento de um atendente de Call Center;
· O conhecimento do professor de um Instituto Federal que possui a titulação de especialização vale pouco mais que 2,5 vezes o conhecimento de um atendente de Call Center;
· O conhecimento do professor de um Instituto Federal que possui a titulação de mestrado vale 2,9 vezes mais que o conhecimento de um atendente de Call Center;
· O conhecimento do professor de um Instituto Federal que possui a titulação de doutorado vale 4,0 vezes mais que o conhecimento de um atendente de Call Center;
A tabela abaixo apresenta esses dados explicitando as relações de proporção.
Valor do conhecimento do Professor de Instituo Federal (R$) | Valor do conhecimento do Atendente de Call Center (R$) | Relação de proporção | |
Graduação | 1.911,80 | 785,00 | 2,4 |
Aperfeiçoamento | 1.960,60 | 785,00 | 2,5 |
Especialização | 1.985,70 | 785,00 | 2,5 |
Mestrado | 2.296,70 | 785,00 | 2,9 |
Doutorado | 3.188,45 | 785,00 | 4,0 |
(Arquivo corrigido, substituído, com tabelas completas - Udi, 25 de setembro de 2011)
Prof. Dopippe
Esse trabalho realmente me fez ter gosto pelo diploma.
ResponderExcluir