Total de visualizações de página

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

NÓS VAMOS ESTAR COMPARANDO SALÁRIOS (2ª versão)


Quanto valeu seu conhecimento?
Quanto valeu meu conhecimento?
Atendente de Call Center x Professor de Instituto Federal
Um atendente de Call Center, de uma empresa especializa nesse tipo de serviço, trabalha 6 horas por dia durante 6 dias da semana, o que equivale a 36 horas semanais. Sua remuneração média mensal é de  R$ 625,00 mais um ticket alimentação no valor médio de R$ 160,00. Logo o somatório bruto da bonificação salarial mensal de um atendente de Call Center está em torno de R$ 785,00. (Fonte: Entrevista com um atende de Call Center da uma empresa especializada da cidade de Uberlândia MG).
Um professor da um instituto federal brasileiro ganha conforme as tabelas abaixo:
- Regime de Trabalho de 40 horas
Titulação
Classe
Nível
VB (R$)
GEDBT (R$)
RT (R$)
Total (R$)
Graduação
D I
01
1.115,02
1.009.18
-
2.124,24
Aperfeiçoamento
D I
01
1.115,02
1.009.18
54,25
2.178,45
Especialização
D I
01
1.115,02
1.009.18
82,09
2.206,33
Mestrado
D I
01
1.115,02
1.009.18
427,14
2.551,38
Doutorado
D I
01
1.115,02
1.009.18
1.418.55
3.542,79

- Regime de Trabalho de Dedicação Exclusive (DE):
Titulação
Classe
Nível
VB (R$)
GEDBT (R$)
RT (R$)
Total (R$)
Graduação
D I
01
1.728,28
1.029,36
-
2.757,64
Aperfeiçoamento
D I
01
1.728,28
1.029,36
89,43
2.847,07
Especialização
D I
01
1.728,28
1.029,36
319,64
3.077,28
Mestrado
D I
01
1.728,28
1.029,36
1.336,61
4.094,25
Doutorado
D I
01
1.728,28
1.029,36
3.297,37
6.055,01
(Fonte: Edital nº 006, de 30 de Abril de 2010 do Instituto Federal do Triângulo Mineiro).
A diferença fundamental entre o cargo de 40 horas e o cargo de 40 horas com DE é que o  professor dedicado exclusivamente não pode trabalhar em outra instituição senão aquela a qual foi contratado.
Essa pesquisa limitou-se ao regime de 40 horas do docente pelo fato do objeto de comparação ser o regime de 36 horas do atendente de Call Center.  Da mesma forma que o atendente de Call Center pode trabalhar de forma remunerada em outras organizações (além do Call Center), um professor contratado sob o regime de 40 horas semanais também o pode.  


Por meio de uma proporção simples, reduzindo a jornada semanal do docente de 40 horas para 36 horas têm-se os seguintes valores:
Titulação
Regime de 40 horas (R$)
Regime de 36 horas (R$)
Graduação
2.124,24
1.911,80
Aperfeiçoamento
2.178,45
1.960,60
Especialização
2.206,33
1.985,70
Mestrado
2.551,38
2.296,70
Doutorado
3.542,72
3.188,45

Equiparando a carga horária semanal do atendente de Call Center com a carga horária semanal das diversas titulações que um professor de um Instituto Federal possa ter, tem-se a relação abaixo:
·         O conhecimento do professor de um Instituto Federal que possui apenas a titulação de graduação vale 2,4 vezes mais que o conhecimento de um atendente de Call Center;
·         O conhecimento do professor de um Instituto Federal que possui a titulação de aperfeiçoamento vale 2,5 vezes mais que o conhecimento de um atendente de Call Center;
·         O conhecimento do professor de um Instituto Federal que possui a titulação de especialização vale pouco mais que 2,5 vezes o conhecimento de um atendente de Call Center;
·         O conhecimento do professor de um Instituto Federal que possui a titulação de mestrado vale 2,9 vezes mais que o conhecimento de um atendente de Call Center;
·         O conhecimento do professor de um Instituto Federal que possui a titulação de doutorado vale 4,0 vezes mais que o conhecimento de um atendente de Call Center;

A tabela abaixo apresenta esses dados explicitando as relações de proporção.


Valor do conhecimento do Professor de Instituo Federal (R$)
Valor do conhecimento do Atendente de Call Center (R$)

Relação de proporção
Graduação
1.911,80
785,00
2,4
Aperfeiçoamento
1.960,60
785,00
2,5
Especialização
1.985,70
785,00
2,5
Mestrado
2.296,70
785,00
2,9
Doutorado
3.188,45
785,00
4,0




 (Arquivo corrigido, substituído, com tabelas completas - Udi, 25 de setembro de 2011)
Prof. Dopippe


Um comentário: